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5 exercícios para fortalecer os pulmões e respirar melhor

A preocupação com a pandemia e esse período de incertezas, em que estamos mais suscetíveis a crises de ansiedade, pedem um cuidado redobrado com a nossa respiração.
Além de acalmar, os exercícios respiratórios ajudam a deslocar as secreções para serem mais facilmente eliminadas, facilitam a troca de oxigênio, melhoram a mobilidade do diafragma, favorecem a drenagem torácica, recuperam a capacidade pulmonar e previnem áreas afetadas no pulmão.
Confira alguns exercícios simples que você pode experimentar:
1. Exercício de drenagem postural
Deite numa superfície inclinada, mantendo a cabeça mais baixa que o corpo. Isso vai fazer com que as secreções no trato respiratório se mobilizem, ficando mais fáceis de serem removidas pela tosse. O exercício pode ser feito de 3 a 4 vezes por dia, durante 30 segundos.

2. Respiração abdomino-diafragmática
Coloque a mão dominante sobre o umbigo, e a mão não-dominante sobre o peito, na região entre os mamilos. Depois, faça uma inspiração lenta, pelo nariz, de forma a elevar progressivamente a mão dominante, evitando elevar a mão não dominante. A expiração também deve ser lenta, com os lábios semi-cerrados, e deve fazer descer apenas a mão não-dominante.
Esse exercício contribui para melhorar a distribuição da ventilação, aliviando a falta de ar.

3. Sustentação de ar
Aqui, deve-se inspirar lentamente, imaginando um elevador que vai subindo andar por andar. Assim, inspire por 1 segundo, sustente a respiração, continue inspirando por mais 2 segundos, sustente a respiração e assim sucessivamente, enquanto for possível, até soltar completamente o ar.
Esse exercício deve ser feito durante cerca de 3 minutos. Se surgirem tonturas é aconselhado parar e descansar alguns minutos antes de repetir o exercício, que deve ser realizado 3 a 5 vezes ao dia.

4. Exercício com elevação dos braços
Sentado em uma cadeira, com as mãos apoiadas nos joelhos, encha o peito com ar e levante lentamente os braços esticados, até que fiquem acima da cabeça. Por fim, deve-se voltar a baixar os braços e ir soltando todo o ar dos pulmões. Ele deve ser feito por 3 minutos.

5. Exercício com canudinho
Com um canudinho, sopre o ar para dentro de um copo com água, fazendo bolinhas. Deve-se inspirar profundamente, sustentar a respiração durante 1 segundo e soltar o ar para o interior do canudo, fazendo bolinhas na água lentamente. Repita 10 vezes a ação (só deve ser realizada sentado ou de pé). 
Importante: Estes exercícios podem ser feitos com a ajuda de um fisioterapeuta ou sozinho em casa, porém, o ideal é que sejam sempre feitos sob recomendação de um profissional de saúde.
Boa respiração + Power Focus: uma dupla imbatível para uma vida mais saudável!
 
Fonte: Tua Saúde